Você sabe o que é obsolescência programada ?

 Dentre os inúmeros truques capitalistas para obter-se lucro, existe um que talvez você não conheça de fato, mas sem dúvidas já deve ter percebido, é a OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA. Mas o que esse nome estranho quer dizer?

 Obsolescência programada foi criada na década de 20 por Alfred Sloan, presidente da General Motors e consiste em fazer com que um determinado produto apresente problemas em um curto espaço de tempo e/ou pareça desinteressante ao consumidor. Mas como assim pareça desinteressante?


Digamos que você compre um sistema operacional, por exemplo o Windows, e instale-o em seu computador, você terá o mais atual dos sistemas da microsoft, porém pouco tempo depois é lançada uma nova versão do S.O, que promete ser mais bonito, rápido e eficiente, e algum tempo depois deixa de dar suporte ao sistema que você comprou, fazendo no consumidor o que considero como uma pressão psicológica em acompanhar as novidades.

 Um outro exemplo, também com computadores, notará quem já usa computador por alguns anos. Você compra seu computador novo, com uma
quantidade X de memória. Em no máximo 2 ou 3 anos depois você achará seu computador ineficiente, por dois motivos: O primeiro deles é que o seu computador estará mais lento para abrir programas, ou travando para ouvir alguma música, dando erros, emitindo ruídos dentre muitas outras coisas. Isso ocorre devido ao fato de que ele já foi projetado para apresentar esses "sintomas", seja pela fabricação com peças de baixa qualidade e/ou com outras técnicas de fabricação (ou pelo não uso delas). O Segundo deles se refere a quantidade X de memória que citei acima. Quando você comprou seu novo computador, conseguia executar os mais pesados programas nele, porém com o passar do tempo vão surgindo novos programas que exigem muito mais memória do que o seu PC possui, chega a um ponto em que o seu computador não executa os novos programas e ganha o status de obsoleto (antiquado).

 Isso não ocorre só com computadores, ocorre com tudo que possa imaginar, afinal de contas, quem nunca ouviu alguém mais velho da família dizer " No meu tempo as coisas duravam mais" ou então " Hoje em dia tudo é descartável", eles estão com razão no que dizem e faz completo sentido, pois quanto mais o tempo passa, mais o mercado se acelera, as coisas devem ser produzidas no menor tempo possível, gastando-se menos e vendendo com maior intensidade, a obsolescência programada é a prática com que se consegue tudo isso.

 Um caso recente é o do espanhol Benito Muros, está sendo ameaçado de morte por criar uma lâmpada fluorescente que dura 100 anos. Ele é o presidente de um movimento chamado SOP (Sem Obsolescência Programada). O movimento quer desenvolver um novo conceito empresarial que se baseia em produtos que não demonstrem problemas em pouco tempo como ocorre hoje em dia.


 Pode parecer absurdo, mas sim, as coisas são feitas para quebrar. O capitalismo visa apenas o lucro em cima de um mundo completamente dependente dos produtos da indústria, usando de técnicas mirabolantes como essa, porém cada vez mais contribuindo para o grande mal da sociedade, o dinheiro e o consumismo.

0 comentários: