Uma serie com artigos, denuncias, e motivos que fizeram a educação pública brasileira obter o nível que é.
Não é de hoje que o sistema publico de ensino brasileiro tem sido menosprezado e visto como chacota. Cotas, servem para criar uma ideologia que quem estuda em escola publica e particular tem os mesmos direitos e ao mesmo tempo gera uma ideia de incapacidade de um estudante de CIEP conseguir ingressar numa faculdade. Professores não recebem adequadamente, trabalham horas incansáveis e tem turmas enormes. Afinal, o nosso sistema de ensino sempre foi assim?
Na verdade, o 'sucateamento' do sistema de escolas publicas do país e dos estados não aconteceu como muitos falam na Ditadura Militar, e sim na pós-ditadura, período no qual o governo Sarney, após uma misteriosa morte de Tancredo Neves, assume o poder e entrega o país nas mãos de empresas. Então começou o sucateamento, não só da educação, mas do transporte, da saúde.
Acreditem, a Ditadura não foi só censura. Mesmo que em grande parte tenha sido uma horrível era, também teve seus lados bons.
No período em que transcorreu a ditadura, a educação, a infraestrutura, e a saúde estavam em estados ótimos para o período triste que o país passava. E graças a ditadura, muitos não conseguem ver que o período que o país esteve também foi muito promissor. Contudo, foi sucateado e assim é depositado todo o ódio pelo sucateamento, nas forças armadas.
No período em que transcorreu a ditadura, a educação, a infraestrutura, e a saúde estavam em estados ótimos para o período triste que o país passava. E graças a ditadura, muitos não conseguem ver que o período que o país esteve também foi muito promissor. Contudo, foi sucateado e assim é depositado todo o ódio pelo sucateamento, nas forças armadas.
Outro fator importante é que existe uma frase que eu já ouvi, e diz: "Militar não sabe roubar". O país pode até ter sido censurado, mas não era tão roubado por empresas multinacionais e nem por políticos como hoje. Se você for analisar, é difícil ver um General morando em mansão, ou um Almirante aposentando viajando de jatinho.
No período inglório que foi o de Sarney, e que continua sendo, a educação publica foi se despedaçando graças às influencias multinacionais que impediam que os investimentos fossem parar nas escolas, e então conseguimos ver cadeiras e quadros da década de 80 em escolas publicas em grandes centros. Algo inadmissível para um país com objetivos tão grandes.
E nesses próximos períodos da história, simplesmente nada foi feito, nada que mudasse substancialmente a realidade nesses setores. O país foi simplesmente deixando de lado, empurrando com a barriga, como quem diz "Não fui eu quem fiz a m**** então não vou resolver", e para qualquer político corrupto, um ignorante já é um voto na urna.
O salario mínimo, que segundo estudos do DIEESE, deveria ser de R$ 2.873,56 graças aos altos valores enfrentados no mercado e hoje anda na casa dos 678 reais. Isso não cria a possibilidade de uma família investir na educação de uma criança. Então temos os mais diversos motivos de uma criança, ir para uma escola que aprova ela diretamente e onde ela encontra o mundo das drogas e acaba se marginalizando. Existe a parcela de culpa da família, mas o estado ajudou, e muito, para que uma criança perde-se a vida.
Ultimamente, escolas publicas, locais de estudo, projetos, iniciações científicas, formação de lideres, e de pessoas íntegras tem se tornado grandes creches para grandes bebezões irem passar o tempo, estragar um final de semana planejado de um professor e ainda por cima, não aprender nada.
Então, se você não tem dinheiro pra bancar uma escola particular pro seu filho, você joga na conta do estado e o estado finge que ensina, você finge que ele educa, seu filho finge que aprende e assim criamos mais um sem futuro e sem objetivos no estilo "deixa a vida me levar... vida leva eu"
E graças a todas essas injurias feitas no nosso sistema, hoje se é possível até COMPRAR vagas em concursos públicos, ou seja, se for filho de empresário e não gostar de estudar, pode ir naquela escola comprar o gabarito e tá tudo certo. Terá um cargo publico, não vai fazer nada e vai ganhar em cima de quem paga imposto. Mas o pai dele não se importa, ele também não paga imposto.
Ou seja, o problema é bem mais fundo que imaginamos. Essa foi apenas uma introdução. Espero poder prosseguir e trazer mais um pouco dos motivos que fazem a educação publica ser o que é.