Transporte Público, qual a solução?

Com essa onda de protestos contra o aumento da tarifa em todo país apresento-lhes uma comparação entre um sistema de transporte público ideal e o que temos nas maiores cidades do Brasil.
Mapa do metrô de Nova Iorque que possui 468 estações. Com o sistema é possível chegar à qualquer ponto da cidade
 Nas principais cidades do mundo, o sistema de transporte foi planejado de um modo que a grande massa que utiliza o transporte diariamente se desloque por meio metroviário, que utiliza trens que carregam mais de 1000 pessoas simultaneamente e utilizam o subterrâneo da cidade, possibilitando logo em cima a construção de avenidas e prédios.

 Um conceito de transporte eficiente, é aquele em que o transporte principal é feito por metrô e que os ônibus atuem como auxiliares ou alimentadores, que serviriam para conduzir passageiros de lugares não servidos pelo metrô para as linhas de metrô e para fazer trajetos curtos, evitando ao máximo longos deslocamentos por ônibus, evitando que os mesmos circulem pelas vias expressas, assim deixando-as livre para o tráfego dos veículos de passeio.

Os ônibus

 O tipo de ônibus também influencia muito na vida dos passageiros. O ideal é que os ônibus possuam carroceria com piso rebaixado (esse tipo de carroceria permite que o nível de altura do ônibus fique muito próximo ao da calçada), isso é importante para a população idosa e para aqueles que possuem incapacidade parcial de locomoção.

 É importante também que os ônibus entre outras coisas possuam cobradores, o que agiliza o processo de embarque e aumenta a segurança dos passageiros, já que o motorista desempenha a única função de dirigir. Itens de conforto como ar-condicionado é indispensável em um clima quente como o nosso, o que fazem as temperaturas atingirem facilmente os 50° dentro do ônibus no verão e também motor traseiro nos ônibus, o que reduz o nível de ruído dentro do ônibus e evita o aquecimento na região das pernas do motorista, o que confere conforto à ambas as partes.
Um dos modelos de ônibus muito utilizado na Europa, são confortáveis e acessíveis.
 Além de uma frota adequada, é de grande importância um sistema de gestão que classifique as linhas de ônibus em alta, média e baixa demanda e calcule para cada linha um intervalo específico, de modo que os ônibus não circulem muito cheios, e por último deve-se treinar os funcionários como atender devidamente o passageiro. O máximo admitido é o de 6 passageiros por metro quadrado.

A questão do transporte no Brasil

 A maioria das cidades do país cresceram desordenadamente sem um planejamento, e como consequência sem um sistema interligado de transporte de massa (metrô), o que se agrava pela falta de investimentos atualmente nesse tipo de transporte. A solução mais rápida e barata foi o uso de ônibus, porém não é eficiente, e para agravar ainda mais os problemas, na maioria das vezes são utilizados ônibus quentes, com piso alto, inacessíveis para deficientes e idosos, ônibus caindo aos pedaços, com intervalos completamente irregulares, o que fazem os ônibus trafegarem lotados.

 O que as cidades do Brasil precisam é investir em metrô, recuperar e modernizar as linhas de trem já existentes e fazerem uma reorganização das linhas de ônibus, investindo na modernização da frota e possibilitando plena integração entre ônibus-trem-metrô, com intervalos regulares e curtos.Um novo sistema que vem surgindo, é um conceito de ônibus articulados, que trafegam por vias únicas, são grandes corredores exclusivos para ônibus, conhecidos como BRT (Bus Rapid Transit). Basta cada uma cidade ter um plano individual do desenvolvimento do transporte público municipal para que os efeitos do tempo perdido sejam minimizados e a população receba um transporte de qualidade em que valha a apena pagar a tarifa imposta pelas empresas.
BRT





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